PERGUNTAS FREQUENTES
Para outras dúvidas ou consultas, entre em contato pelo formulário do site ou por um dos canais abaixo.
1 - O que são imóveis retomados?
Imóveis retomados são imóveis usados (casas, apartamentos e terrenos aptos para uso) de propriedade da Caixa, disponíveis para compra nas modalidade de leilão, venda online e venda direta online, com preços atrativos e condições especiais.
2 - Quem é o responsável pelos eventuais débitos do imóvel?
Os débitos de natureza fiscal (IPTU), débitos condominiais e FUNESBOM gerados até a data da escritura são de responsabilidade da Caixa. A partir da realização da escritura, os débitos seguintes são de responsabilidade do adquirente.
Exceções: imóveis adquiridos no segundo leilão quando o comprador é o ex mutuário ou débito de água quando se tratar de imóvel da Emgea e não tem condomínio (exemplo: casa independente).
3 - Posso visitar o imóvel?
Quando o imóvel encontra-se declaradamente desocupado, o cliente tem a oportunidade de visitar o imóvel de acordo com as datas e horários que o edital da Caixa dispuser. No caso de imóvel ocupado, não será possível a visita. Sugerimos que o cliente vá até o local do imóvel apenas para verificar a sua localização, podendo coletar informações com a vizinhança ou porteiro (no caso de edifício). A Filadelphia Assessoria Imobiliária não tem a obrigação de verificar a localização do imóvel.
Vale ressaltar que os imóveis retomados da Caixa são vendidos no estado de conservação em que se encontram, ficando a cargo do comprador ocasionais reforma e averbações em sua matrícula.
4 - A descrição e fotos do imóvel refletem a atual situação do mesmo?
A descrição e áreas informadas são as encontradas na matrícula do imóvel e/ou laudos de avaliação e podem não refletir a atual situação do imóvel. Tendo em vista a impossibilidade de visitar imóveis ocupados, as fotos são retiradas do Google e aqueles que possuem fotos internas, são de outra unidade do edifício em questão e servem apenas para visualização da planta do imóvel.
5 - Após a compra, quem é responsável por retirar o ocupante?
A primeira tentativa de desocupação é realizada pela Filadelphia Assessoria Imobiliária através do envio de uma notificação extra-judicial ao ocupante do imóvel, a fim de realizar uma negociação amigável. Caso não se tenha resultado satisfatório, será necessário ingressar com trâmites judiciários por meio da contratação de um advogado especializado. Esta etapa é de responsabilidade do comprador, assim como os seus custos.
6 - Quanto tempo demora a desocupação do imóvel?
Não existe um prazo específico, pois varia conforme a negociação com o ocupante, que pode ser de forma amigável ou no judiciário. Neste último caso, atualmente, a justiça tem sido cada vez mais ágil a favor do comprador.
7 - O ocupante pode se negar a sair do imóvel?
A Lei é clara quanto à obrigatoriedade de desocupação do imóvel pelo ocupante e será cumprida pelo Judiciário, como vem ocorrendo desde 1997, quando foi instituída a alienação fiduciária para os contratos de financiamento imobiliário no Brasil.
8 - Quais são os custos extra para adquirir um imóvel retomado?
- Taxas de escritura da Caixa e seguros, no caso de financiamento.
- Custos relacionados à cartório (RGI e certidões).
- Custos opcionais: caso seja do interesse do cliente, a Filadelphia Assessoria Imobiliária oferece o serviço de regularização do imóvel (serviço de despachante) a fim de agilizar e facilitar este processo para o cliente.